quarta-feira, 30 de maio de 2012

MUDANÇAS NA EQUIPAS Nos últimos meses a equipa do Interligar despediu-se de alguns elementos e teve a oportunidade de dar as boas vindas a outros. A Susana acabou o estágio profissional de 9 meses e, como muita tristeza, deixou-nos no final de Janeiro. Por essa altura recebemos o Nivaldo, licenciado em educação social, e que integrou a equipa a part-time assegurando sobretudo a parte lúdica-pedagógica do projecto. Em Março foi a altura de recebermos a Emilia, vinda directamente de terras italianas, mas como a maioria dos estágios Leonardo Da Vinci, apenas esteve connosco 3 meses. Conseguiu, contudo, pôr muitos miúdos a falar italiano. Em Abril o Telmo iniciou o seu estágio curricular de 12º ano na área da animação que está a correr lindamente. Queremos também a agradecer às voluntárias que têm apoiado as actividades do projecto: a Cátia no apoio escolar e a Elisa nos trabalhos manuais e nos jogos. Na última semana recebemos duas novas voluntárias: a Beatriz e a Susana, que esperamos que fiquem muito tempo...

quinta-feira, 24 de maio de 2012

FEIRA EDUCATIVA: NA ESCOLA D. JOSÉ I e EB1 DAS GALINHEIRAS Uma ideia que nasceu de dois projectos escolhas (Interligar e Planeta Ameixoeira), do Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar e do K´cidade da Ameixoeira, deu origem a duas feiras educativas muito bem sucedidas. Juntamente com outros parceiros, convidámos várias escolas e outras entidades para apresentarem as suas ofertas educativas. A primeira feira, realizada na EB 2,3 D.José I tinha como principal objectivo motivar os alunos da D.José I para o futuro mostrando cursos de várias escolas de uma forma dinâmica e divertida. Aqui tivemos a oportunidade de assistir a duas dança das turmas de animação, de ouvir uma palestra do chapitô e de visitar várias bancas de escolas e não só. Os nossos vizinhos da GNR – Grupo de socorro presentearam-nos com vários carros e equipamentos que foram a estrela da Festa. No segundo dia a feira veio ao bairro e no pátio da EB1 das Galinheiras tivemos a oportunidade de receber pais, jovens, crianças do Bairro da Ameixoeira. Agradecemos a todas as escolas e entidades que responderam positivamente ao nosso convite; à Câmara Municipal de Lisboa pelo palco, som, cadeiras e mesas; à Santa Casa e à GNR pelo transporte; às escolas que nos receberam; aos jovens dos CEF que ajudaram na organização e a todos os parceiros que pensaram e montaram esta festa.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

SESSÃO DE REFLEXÃO COM JOVENS No passado dia 16 de Maio, o Interligar foi ao polo do Lumiar da Escola Profissional Gustave Eiffel dinamizar uma actividade com a turma do 1ºano de animação e a turma de 2º ano de Marketing. O nosso estagiário Telmo Galveias, aluno do 3ºano de animação desta mesma escola, mas do polo da Venda Nova, fez a sugestão, planeou e dinamizou uma sessão que visava levar os jovens a reflectir de forma sincera várias temática. Em duas horas foi possível discutir sobre drogas, racismo, homofobia, machismo, entre outros assuntos de forma aberta e descontraída. Muitos parabéns Telmo!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

FORMAÇÃO PROMOVIDA PELA CIG No passado dia 9 de Maio, a CIG, Comissão para a Igualdade de Género, dinamizou uma sessão de formação sobre a Segurança. Na sessão abordaram-se temas como a violência no namoro, violência doméstica e claro o tema da igualdade de Género. Foi um momento bastante elucidativo e de desconstrução de alguns mitos relacionados com este tema. Obrigada à equipa da CIG pelo momento.